terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Casa Unifamiliar na Califórnia – Bernal Heights Residence / SB Architects


Arquitetos: SB Architects
Localização: São Francisco, Califórnia, USA
Área: 195 m²

O objetivo deste projeto foi o de aproveitar a oportunidade de nicho para construir uma casa no desejado, mas nunca desenvolveu-se em um canto da vizinhança densa de São Francisco. O conceito de design foi orientado pelas características “micro” da terra e do desejo de criar uma expressão de design contemporâneo, que teve suas raízes na arquitetura do norte da Califórnia e seus ideais sustentáveis. O desenho da casa foi moldada em grande parte pelo código de desenho do bairro, que ditou os itens pendentes, tais como janelas, pátios laterais, como o volume de entrada para criar movimento e sombras na rua. Quando o projeto é baseado no código vernacular local dentro deste tradicional bairro de San Francisco, a interpretação é clara e distintamente moderna.

A inclinação natural do terreno inspirou a idéia de um núcleo de escadas para as áreas privadas e terminar no topo, com uma clarabóia espetacular banhando o interior com luz natural, formando uma conexão direta entre os espaços públicos e privados no nível de acesso e níveis públicos no nível superior. O núcleo de escadas também cria uma forte muralha vertical do lado de fora, resultando em uma composição completamente diferente do típico camadas horizontais de espaços de convívio. A localização canto interno e layout dos espaços que eles criam uma expressão externa que quebra acima da horizontal para criar uma mistura de linhas verticais e horizontais, acentuada por um telhado de forte pendente.


Localizando os principais espaços de convívio no último piso, de frente para as espetaculares vistas de São Francisco, e você obtém a abundância de luz natural, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica. As janelas em todos os aspectos do edifício (algo incomum neste tipo de tecido urbano), fornece abundante luz natural para espaços interiores. Usando a experiência em design de interiores, a equipe de design criou uma experiência baseada em resort “estilo” nesta casa de 195 m2, com espaços abertos, fluído, limpo, com acabamentos elegantes e em madeira. Um sistema de tela de chuva suporta tiras Ipe na fachada exterior, enquanto os pisos e armários de madeira de nogueira, combinado com tapume do cedro no interior céus e outdoors para adicionar calor.


Projetada com o objetivo cuidadosa sobre o enfoque da sustentabilidade, esta casa é certificada com a Energy Star Two Tier, tornando 35% mais eficiente do que os requisitos da Califórnia Título 24. A caldeira a gás, com 95% de eficiência, fornece água quente e aquecimento, e uma fonte de energia 2.5kW solar fotovoltaica, bem como sistemas para a utilização eficiente da água e outros recursos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!