sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Conforto Visual: Iluminação


Conforto Visual

Um bom sistema de iluminação, com o uso adequado de cores, criação de contrastes e escolha adequada de lâmpadas / luminárias pode produzir ambientes que promovem o bem estar, resultando em um conforto visual perfeito.
Para este sistema ficar perfeito, devemos tomar cuidado com o ofuscamento produzido pela presença de fontes luminosas excessivamente brilhantes em relação ao ambiente ao qual o olho foi acostumado.
Para reduzir o ofuscamento devem-se usar vários focos de luz ao invés de um único ponto, utilizar luminárias que possuam barreira entre a fonte luminosa e o olho, nunca posicionar a fonte luminosa na linha da visão e evitar superfícies altamente refletoras.

* conforto pode e deve ser equacionado somente por esta “vertente fisiológica” de maior ou menor esforço?
-  Não. Hopkinson diz:
“Aquilo que vemos depende não somente da qualidade física da luz ou da cor presente, mas também do estado de nossos olhos na hora da visão e da quantidade de experiência visual da qual temos de lançar mão para nos ajudar em nosso julgamento... Aquilo que vemos depende não só da imagem que é focada na retina, mas da mente que a interpreta”
CONFIRA Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!