sexta-feira, 18 de março de 2011

Seis projetos ensinam como aproveitar áreas ociosas!

Em casas compactas, os centímetros do canto escuro embaixo da escada ou da quina da sala valem muito. Estes seis projetos bem bolados ensinam a tirar partido de áreas ociosas. 



Para não ocupar as paredes da sala com uma estante grande, a arquiteta Carla Pontes usou o espaço de 3,40 m de comprimento sob a janela. “Assim, liberamos as demais áreas para recostar o sofá e as poltronas”, justifica. Com 23 cm de profundidade, a peça de madeira ebanizada organiza livros e objetos sem atrapalhar a vista. “Por ser estreita, ela não impede quem quer olhar pela janela.” Repare que o desenho dos nichos fica alinhado com as esquadrias. Apesar de ser composto de três módulos distintos, o tom escuro do móvel camufla as junções. A divisão da estante em três módulos de 85 cm de largura (os laterais) e 1,70 m de largura (o central) facilitou o transporte pela marcenaria, a Forma Line. Com 70 cm de altura, ela foi fixada acima do rodapé, opção que trouxe leveza. Sofá da Decameron, mesa de centro da Desmobilia, cadeira Panton da City Design e tapete da Tecer.


Tirando proveito da marcenaria, a arquiteta Simone Goltcher encaixou uma miniadega no hall que antecede o lavabo deste apartamento. “Era um espaço perdido na planta, deixado pela construtora. A proximidade com a sala de jantar facilitou a definição do uso”, diz. No desenho, um painel de madeira com furos para garrafas divide com a cave o nicho de 80 x 45 cm, altura de 2,10 m. À meia altura, uma bancada oferece apoio. “A iluminação embutida em cima é feita com LEDs, que não interferem na temperatura das bebidas.” Revestido de pau-ferro, o móvel foi executado pela Móbile Arts. O painel com furos comporta até 24 garrafas e a bancada ao centro serve de apoio na hora de abrir as bebidas.





O espaço de 2,15 m² ao lado da sala de jantar tem o mesmo formato de uma floreira localizada no andar inferior da casa. “Era um canto ocioso que ficou perfeito como louceiro, pois se situa ao lado da mesa de refeições e próximo à cozinha”, explica o designer de interiores Eltom Rosa, autor da reforma com o arquiteto Janis James. Pratos e taças ocupam as prateleiras enquanto as gavetas guardam faqueiros, toalhas e jogos americanos. Se a porta de correr está fechada, o compartimento passa despercebido.


O vidro jateado confere leveza à porta de 1,50 x 2,65 m de altura com moldura laqueada. No interior do louceiro, prateleiras e gavetas são laminadas.







O sofá em L transformou a varanda com churrasqueira, de 11 m², em um estar informal para reunir os amigos. O móvel esconde um baú na parte maior da base fixa de freijó escurecido. “Dimensionamos este nicho para guardar itens como grelhas e espetos”, conta a arquiteta Marcia Monteiro, autora do projeto e sócia de Fernanda Morato. No estofado, a lona de caminhão reciclada garante resistência e um charme rústico, mesmo efeito das gavetas feitas de caixas de vinho, que aproveitam os 95 cm de largura sob a pia.



Camufl ado no sofá, o baú (Marcenaria e Decorações Fazzio) mede 1,31 m x 55 cm, altura de 31 cm. A lona do estofado é da JRJ, e o sistema de vidro que fecha a varanda, da Vetro System. Carrinho da Raul´s e mesa da Tora Brasil. Jarras e copos da Spicy.

Um móvel estreito guarda CDs e taças nesta sala decorada pela arquiteta Nara Grossi. “A peça evitou perder espaço na largura do ambiente com os 45 cm de profundidade de um bufê-padrão. Este tem apenas 20 cm”, diz. Dividido em quatro módulos assimétricos de MDF laqueado, o conjunto também sustenta quadros e livros. “O acabamento chanfrado das portas não deixa ver a espessura da madeira. A ideia era tornar o desenho leve e integrar melhor o móvel ao ambiente.” Sobre o piso, o baú de laminado esconde revistas












Fonte: Casa Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!