sábado, 16 de abril de 2011

ARQBest-Artigos | Projeto Sustentável - dúvidas


Como identificar produtos sustentáveis?

Por Newton Figueiredo 

A procura de produtos sustentáveis para obras, reformas e para gestāo condominial está cada vez maior. Porém, especificadores e gestores de compras ainda encontram algumas dificuldades para identificar corretamente estes produtos, como informações inconsistentes ou sem fácil comprovação. Além disso, a responsabilidade destes profissionais será cada vez mais exigida, principalmente, quando for mandatória a NBR 15.575 sobre durabilidade e manutenibilidade.

Assim, para colaborar e solucionar dúvidas sobre produtos sustentáveis, o Selo SustentaX acaba de lançar o Portal Gestores de Compras, ferramenta gratuita para consulta, no site www.SeloSustentaX.com.br. 

O profissional encontra nesta área um formulário para incluir os dados do produto que deseja consultar. Com base nestas informações, a equipe do Selo SustentaX avalia a qualidade e sustentabilidade que inclui as questões de salubridade, qualidade, responsabilidade socioambiental e comunicação responsável, além de, se solicitado, fornecer informações sobre atendimento aos critérios LEED, AQUA, Procel Edifica e Selo Casa Azul; NBR 15.575, NBR 14.037 e BIM, IN 01/10 SLTI/MPOG e MP 495/10, além de outros aspectos relevantes. 

Entenda o que é um produto sustentável 

Produto Sustentável é aquele que respeita o consumidor, a sociedade e o meio ambiente. É um produto desejado, competitivo, não faz mal à saúde, tem qualidade comprovada para o que se propõe e é desenvolvido, fabricado e comercializado de forma socioambientalmente responsável. 

Basicamente, pode-se considerar um produto sustentável se ele possui os 5 atributos essenciais de sustentabilidade: 

01. Qualidade comprovada por meio de testes e ensaios laboratorias, 

02. Salubridade, a confirmação de que não faz mal à saúde (de quem produz, aplica ou utiliza), 

03. Responsabilidade social (da cadeia produtiva), 

04. Responsabilidade ambiental da cadeia produtiva, e 

05. Comunicação responsável com o consumidor. 

Não é fácil para um especificador fazer essas análises. O mais prático é produtos que já possuam rotulagem ambiental de terceira parte confiável, isto é, emitidos por entidades públicas e privadas sem interesse na fabricação ou comercialização. O ideal são selos que garantem a sustentabilidade, como é o caso do FSC e Cerflor, para madeiras e produtos de madeiras, certificando o manejo sustentável; e o Selo SustentaX de garantia de qualidade e sustentabilidade para produtos como adesivos, metais sanitários, persianas, pisos, revestimentos, tecidos e tintas. 

Sabendo +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!