sexta-feira, 6 de maio de 2011

ARQBest-Arquitetura | A Arquitetura espetacular de Gehry!

FRANK GEHRY EM NY

by Verônica Tutundjian
Frank Gehry é considerado um dos arquitetos mais influentes dos últimos tempos. O designer tem estilo é moderno e “desconstrutivista”. Explora a forma ao extremo, muitas vezes desafiando estruturas básicas da construção e layout tradicional. Alguns de seus projetos mais importantes são o Guggenheim de Bilbao e o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles.
Nova Iorque também conta com projetos residenciais e comerciais de Frank Gehry
O primeiro é o recém lançado New York by Gehry. O prédio de 260m e 76 andares foi uma importante adição ao skyline de downtown Manhattan. Com exterior de titânio e vidro, o edifício tem 3 de suas facetas com curvas irregulares remetendo uma superfície líquida. Um gigante de metal que parece estar derretendo. Por dentro as curvas trazem o conceito da bay-window, com sua visão ampla do horizonte. O prédio é um complexo residencial de luxo com mais de 900 unidades que terá também uma escola nos primeiros andares. Os apartamentos serão para aluguel apenas e estão sendo disponibilizados no mercado gradualmente – precos a partir de USD 2.800 ao mes por um studio chegando a USD 7.500 nos apartamentos de 2 quartos. O projeto foi muito bem aceito pela mídia local e foi considerado “uma das mais belas torres do downtown” pela NYMag.


Destaque 2 Frank Gehry em NY
O segundo é o IAC Building, um prédio comercial localizado no extremo oeste da ilha em frente ao rio Hudson, no bairro do Chelsea. O prédio de 10 andares é composto por estruturas de vidro fume branco em torres torcidas. O projeto que parece um enorme bloco de gelo opaco durante o dia, fica totalmente transparente a noite revelando seus andares e escritórios. A iluminação interna é colorida e mutante, ou seja, seu visual noturno muda de tempos em tempos. A IAC é uma gigante do mercado virtual dona de sites como match.com, dictionary.com entre diversos outros.
DSC 0787 Frank Gehry em NY
DSC 0792 Frank Gehry em NY
DSC 0783 Frank Gehry em NY
Gehry é muitas vezes criticado por ter um estilo extremamente focado na estética, abrindo mão da praticidade. Essa recorrente discussão é na verdade um grade desafio para qualquer designer que queira intensificar a inovação em seus projetos. Acredito que o arquiteto acertou em seus projetos na grande maça, dada a necessidade de seus clientes em cada caso. As plantas dos apartamentos do NY by Gehry têm ambientes quadrados, fáceis de incorporar a mobília e o IAC Building tem tudo a ver com uma empresa de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!