quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARQBest-Arquitetura | Casa dobrável permite controlar a entrada de luz e vento


Como se reformas e trocas de móveis já não fossem suficientes para gerar novas configurações, imagine ainda ter a possibilidade de mudar e reorganizar a parte estrutural de uma casa? O arquiteto norte-americano Michael Jantzen teve essa ideia e o resultado final pode ser conferido. O protótipo da M-House está situado em Gorman, no estado norte-americano da Califórnia,  e leva em sua composição uma série de painéis retangulares, compostos de aço e concreto, que se encaixam por meio de dobradiças.
Apesar do material pesado, a disposição dos painéis e a composição dos ambientes dentro da M-House, podem ser manualmente modificadas por conta das dobradiças. Elas atuam como articulações e permitem que os painéis dobrem tanto para dentro, quanto para fora. Relacionada principalmente às férias, a casa pode ser ajustada para receber a maior quantidade de luz natural possível. Os módulos articulados também podem adquirir melhores disposições, para evitar a entrada de chuva e vento.
O protótipo foi construído, ao contrário de outros fantásticos projetos de Jantzen,  e vendido para um colecionador de arte coreano. Outras M-House podem ser encomendadas para atender pavilhões de exposição, escritórios comerciais e áreas de lazer para crianças.
Segundo o site de divulgação do projeto, a casa pode ser elaborada em formato auto-suficiente, e contar com alimentação por meio de fontes alternativas e renováveis de energia, como o sol e o vento. Para uma próxima edição, parece ideal se as  janelas maleáveis da M-House parecem perfeitas para serem adaptadas à painéis de captação solar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!