quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARQBest-Artigos | Madeira certificada é garantia de obra com baixo impacto


Quando pensamos em arquitetura contemporânea “verde”, um dos materiais sustentáveis que arquitetos e profissionais do meio mais dão valor é a madeira certificada.
Não é para menos. Tendo em mente que a madeira é um elemento praticamente indispensável à obra e uma das razões para muitos dos problemas ambientais da atualidade, é fundamental ter certeza de sua origem para não estimular desmatamentos.
A garantia para a obra ter baixo impacto ambiental é trabalhar com a madeira certificada, que precisa ter um selo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português). Esse selo está presente em algumas dezenas de países e dá ao consumidor a garantia de que o meio ambiente não foi degradado, com o bônus de atestar que uma comunidade local foi economicamente favorecida com sua extração.
De acordo com o portal WWF, a madeira ganha o certificado ao “utilizar técnicas que imitam o ciclo natural da floresta e causam o mínimo impacto, permitindo sua renovação e sua permanência, bem como da biodiversidade que abriga. Por exemplo, a floresta é provedora da matéria prima da indústria papeleira – se não houver floresta, não é possível oferecer o mesmo produto nem na mesma quantidade. E o papel é um bem essencial na sociedade moderna”.
No mesmo caminho, o uso da madeira manufaturada é outra forma de reduzir o impacto ambiental. Ela é geralmente feita de serragem e de restos de construções. Sem dúvida, sustentável até a última farpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!