terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DESIGN ARQBest

Móveis com madeira certificada surgem da experimentação


Poltronas Aixó, freijó, 2001

MUDANDO a matéria-prima - em lugar das chapas, entra a madeira maciça, sobretudo por causa da aptidão da designer para criar a partir da execução. “O papel aceita qualquer desaforo e em alguns casos apresenta uma harmonia ilusória”, Por vezes, o protótipo, fiel aos desenhos técnicos, ganha a forma de um pequeno monstrinho, ( hahah )Essa é uma grande observação em favor do design: a possibilidade de experimentação. Testam-se ângulos, junções, dimensões, acabamentos e formas, entre outros, com a liberdade de constantemente poder recomeçar, com relativo baixo custo.




Da constância do método e da matéria, contudo, é que nasce a diversidade das peças. O exame conjunto das mesas, cadeiras, aparadores, biombos, poltronas e sofás, entre outras revela como o design pode se nutrir dos menores detalhes alçados à condição de objeto.

 

Poltrona Joliu, freijó, 2006


Essa observação nos leva ao exame do sofá Aire, com nome ilustrativo da leveza da estrutura. Réguas de freijó percorrem a base do móvel, configurando trama descontínua , com encaixes habilmente evidenciados nas arestas laterais.


Cadeira Bell, tanibuca, 2006








Cadeira giratória, tanibuca, 2006         A poltrona Reina                                                          Poltrona Cim, cedro escurecido, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!