domingo, 27 de março de 2011

ARQBest-Arquiteto do mês | Frank Gehry


Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg (Toronto28 de fevereiro de 1929) é um arquiteto canadensenaturalizadoestado-unidense.
Ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura.
Gehry conhecido pelo seu design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Seus projetos, implantados em diferentes cidades do mundo, tornaram-se atrações turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas. Sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, em BilbaoEspanha, todo feito revestido de titânio. Outros projetos importantes são o Walt Disney Concert Hall no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em PragaRepública Checa, e sua residência particular, em Santa MônicaCalifornia, os quais marcaram o início de sua carreira.













Museu Guggenheim 

Bilbao, Espanha

Nascido em Toronto numa família judaica, Gehry mudou-se aos dezessete anos para Los AngelesCalifórnia, para depois se formar na University of Southern California em arquitetura. Depois estudou planejamento urbano em Harvard. Atualmente vive em Los Angeles.
Em 2007 projectou e realizou no Walt Disney Concert Hall um palco desmontável inspirado numa taverna lisboeta, para a actuação da cantora portuguesa Mariza naquela sala. Foi a primeira vez que Frank trabalhou tão próximo de um artista ligado à música.






'MARTa' Museum
Herford, Alemanha

Casa Dançante
Praga, República Checa
Bubbles Chaise Lounge feito de papelão ondulado
Cadeira de papelão feita por Ghery


Ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura.

Prémio Pritzker é um prémio anual que tem como objectivo agraciar um arquitecto vivo por um grande trabalho. Foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker, sendo muitas vezes chamado de "o Nobel da Arquitectura".


Um pequeno trecho do discurso de Gehry:

"Colegas e amigos, estou muito feliz ... Estou incrivelmente feliz ... Eu amo estar aqui no Japão ... especialmente hoje em Todai-ji. Hoje é uma honra especial para mim, para receber este importante prêmio.

Eu sou obcecado com a arquitetura. É verdade, estou inquieto, tentando me encontrar como um arquiteto, e a melhor forma de contribuir neste mundo cheio de contradições, disparidades e as desigualdades, é mesmo com paixão e oportunidade. É um mundo no qual nossos valores e prioridades são constantemente desafiados. É simplista esperar uma única resposta correta. Arquitetura é um pequeno pedaço da equação humana, mas para aqueles de nós que a praticam, acreditamos no seu potencial para fazer a diferença, para iluminar e enriquecer a experiência humana, para penetrar as barreiras da incompreensão e fornecer um contexto bonito para drama da vida."

O Prêmio Pritzker de Arquitetura, que é o maior prêmio da arquitetura mundial, premiou Frank Gehry em 1989.

Frank Gehry em sua palestra inaugural em Singapura,
sendo desenhado como o Simpson e seu Concert Hall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!