quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ARQBest-Design | Espaços compactos e projetos flexíveis

Afinada com as necessidades da vida contemporânea, a arquitetura testa soluções para driblar plantas enxutas. Inspire-se em três propostas!Reportagem: Denise Gustavsen
Design: Célia Hanashiro

Com imóveis de dimensões cada vez mais reduzidas, a saída é apostar em recursos inventivos: móveis que desaparecem, paredes que saem de cena, ambientes que se transformam. Hoje, as casas pedem menos rigidez e mais versatilidade para se adaptar às novas medidas e às demandas de um mundo que deseja combater o desperdício - inclusive de espaço. "O modo de vida ocidental tradicional é insustentável", analisa o arquiteto paulistano Gustavo Calazans, que planejou um ambiente mutante na última Casa Cor São Paulo. "Temos de fazer escolhas e achar soluções. A flexibilidade - aliada à criatividade - é uma delas." No entanto, isso implica mudanças de paradigmas do mercado - e aí se incluem as construtoras, os moradores e os próprios arquitetos. "Precisamos acabar com a ideia de que tudo tem de ser fixo", diz o profissional.

Patchwork de madeira



No litoral francês, o antigo chalé de 124 m² incorporou paredes retráteis para liberar a vista do mar. reformado pelo escritório Avignon-Clouet Architectes, foi inteiro revestido de madeira, o que garante o toque acolhedor. A configuração muda conforme o período do dia. À noite, a divisória que separa quarto e sala fica abaixada para preservar o descanso dos moradores.



De manhã, auxiliada por dobradiças de metal, é recolhida. Segundo os autores do projeto, é uma arquitetura radical e poética: armários foram inseridos no nicho criado com o desnível, já a cozinha se esconde atrás da porta camuflada.

Apartamento Lego



Quando decidiu comprar este loft de 24 m² em Barcelona, o fotógrafo Christian Schallert buscou nos barcos pequenos a inspiração para criar cozinha, sala de estar e de jantar, quarto e banheiro no espaço reduzido. Em busca de ideias, chamou a arquiteta Barbara Appolloni, que planejou compartimentos de madeira distribuídos pelas paredes, onde ocultou móveis e utilitários domésticos. Ali, portas de pinho se abrem e revelam um novo uso do ambiente no dia a dia. Assista a um vídeo que mostra como este apartamento funciona.
Prateleira deslizante



O desafio de vencer os 23 m² deste apartamento em Paris foi contornado pelo designer francês Paul Coudamy com um projeto cheio de surpresas. Um único bloco acomoda o quarto, o banheiro, um pequeno espaço de trabalho e biblioteca. Pintada de vermelho, a estrutura móvel corre pela parede e reinventa os limites. Em contraste com o branco predominante, a cor forte acentua o grafismo flexível que garante modernidade ao cenário.

fonte: Casa Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!