sábado, 6 de agosto de 2011

ARQBest-Arquitetura | Torre verde incentiva preservação e atividade turística


Uma “torre verde” cercada e recheada de árvores será construída em Nantes, na França. O projeto é assinado pelo arquiteto Edouard François e irá assegurar a economia de recursos. Acredita-se que será revolucionário a ponto de estimular o turismo em Nantes.
O conjunto reunirá apartamentos e escritórios, abrigando serviços urbanos de alto padrão. François acrescentou árvores às varandas, dando ao empreendimento um aspecto montanhoso.
O complexo é dividido em dois edifícios, um com fachada de borracha preta em formato retangular cobrindo uma das estremidades do prédio, em contraste com uma torre residencial arredondada cercada de varandas fornecendo um espaço exterior com muitas plantas. Ainda estaria em estudo quais espécies vão compor a vegetação das varandas em toda a volta do prédio.
Francois irá anexar longos tubos nas varandas para que as árvores sejam plantadas. Ainda está em processo de testes de adaptação mas a ideia é que as plantas criem raízes e cresçam se tornando árvores curtas que sairão do edifícioA vegetação vai garantir sombra para amenizar o calor no verão e espécies caducas, que perdem as folhas no inverno, permitirão a entrada da luz solar para diminuir o frio. Essa é uma das tentativas mais modernas de incorporação de árvores na estrutura de uma construção.
Jardim Botânico de Nantes está experimentando o crescimento de uma espécie para ser aplicada no empreendimento, que se fixariam nas fissuras das rochas mostrando que essas plantas podem crescer em tubos alongados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!