sábado, 6 de agosto de 2011

ARQBest-Arquitetura | Bolhas infláveis controlam temperatura do edifício


Um armazém abandonado em Barcelona foi transformado em um prédio feito de bolhas infláveis com design sustentável. Ele foi batizado “Cloud 9″. A estrutura, feita de ETFE (Etileno tetrafluoretileno), é controlada de forma a inflar e desinflar, o que altera a temperatura interior.
A construção ainda utiliza um telhado fotovoltaico e permite o aproveitamento da chuva. Ainda foi desenvolvido para reduzir em 95% as emissões de carbono na atmosfera.
Com design inspirado nas obras do famoso arquiteto Antoni Gaudí, que criou entre outras a“Sagrada Família” e o “Parque Güell”, a fachada sul foi projetada em formas triangulares orgânicas, e as câmaras de ar incluem sensores movidos a energia solar que inflam de acordo com a quantidade de luz solar que recebem.
No verão, a membrana funciona como um protetor solar, filtrando os raios ultravioleta em até 85%. O filtro infla as câmaras com uma mistura de nitrogênio, que bloqueiam os raios solares, criando sombras. Já no inverno, a membrana “murcha” para absorver os raios solares, maximizando a transmissão de luz e calor para o interior do prédio.
O telhado é coberto por células fotovoltaicas para coleta de energia solar. Para economizar o consumo de água, o “Cloud 9″ tem também um sistema de captação de chuva. Empresas de tecnologia querem utilizar o prédio para montar suas sedes ao mesmo tempo em que o espaço estiver abertopara exposições, workshops e eventos públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!