sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ARQBest-Artigos | Cores fortes use-as sem medo!

Decoração – Acabando com o mêdo de usar cores fortes

Quem não tem aquela vontade louca de pintar uma parede de um verde BEM VIIIIIIVO ? Um amarelo CHEGUEI E ARRASEI? Um vermelho DE MATAR e depois acaba colocando um begezinho, um verdinho água (não tenho nada contra estas cores, seja dito) e aquele desejo louco nunca é realizado…tipo aquela viagem prá Europa que sempre adiamos.. (nem precisa ir tão longe né? Pode ser prá Bahia mesmo!) o problema é que adiamos por mêdo… de não saber combinar, de odiar, de ficar demais, do marido (ou mulher) matar a gente quando chegar em casa…
Mas vamos observar ambientes com estas cores “loucas” que deram certo e ver porque deram certo. Então, vai que vc se enche de coragem?
Vamos lá, para começar a “terapia” : 1) VC tem MUITO MÊDO MESMO? Arrisque-se com uma peça! Deixe o restante do ambiente tranquilinho, neutrinho, escolha uma peça bonita e faça dela uma estrela! Se quiser usar outras cores, além dos neutros, use em acessórios e detalhes. Lembre-se que esta peça VAI CHAMAR ATENÇÃO. Então, capriche na escolha e no posicionamento dela.Além disso, vc pode colocar alguma coisinha pequena  na mesma cor no ambiente (veja na 1a foto: o rosa aparece na estampa das almofadas e nas flores e que na 3a foto os livros e a garrafa repetem o azul… sutil, não? )
2) Vc tem assim um MÊDO MÉDIO, quer arriscar uma área pequena prá ver como é este negócio de conviver com AQUEEEELA COR: Pinte a menor parede OU aquela que tem uma baita janela (logo pouca área para a cor) OU aquela que tem espelhos ocupando a área, OU crie uma área pequena de alguma forma, enfim – A idéia é: Vc vai pintar DAQUELA COR, ela vai APARECER, mas não em muito espaço !!!! Mas ela vai aparecer, não esqueça e não esqueça tbém que, se o local for pouco iluminado ou pequeno ou a cor for MUITO “TÔ AQUI”, envolva-a com muito branco, off whites delicados, neutros em geral. E vale novamente a regrinha: Salpique um pouquinho desta cor pelo espaço
3) Vc não tem mêdo MESSSSMO e quer mais é encher DAQUELA COR  o seu ambiente! Parabéns, mas cuidado: Os destemidos às vezes passam dos limites (rs!) Então: É DAQUELA COR que estamos falando, certo ? Logo, deixe espaço para que ela brilhe e se exponha. A gente tem que ter algum lugar para descansar os olhos, viu ? Então: Quanto mais forte a cor, mais ela precisa de branco (perceba que nos outros exemplos acima o branco também foi muito usado), neutros leves, principalmente se o espaço é pequeno e/ou pouco iluminado. Reduza a quantidade de outras cores. Assim, ao mesmo tempo em que ela vai aparecer em todo seu esplendor , ela não vai cansar ninguém, enlouquecer marido, nada disso! Sugiro que só use A SUPER COR em todas as paredes ou em tom mmmmmuito chamativo se o ambiente for grande, bem iluminado e colocando muito branco nos móveis, piso… veja só:
 
É claro que existem regras para serem quebradas e há ambientes lindos que são formados por muitas cores fortes juntas, mas fazer isso e conseguir um bom resultado é bem mais dificil, viu? Vamos devagar … rs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!