sábado, 6 de agosto de 2011

ARQBest-Design | Garrafas de cerveja viram biblioteca e templo budista!


Depois das latinhas de cerveja virarem um prancha de surf, agora é a vez das garrafas desta bebida virar material de construção. Isso mesmo. Que os alemães têm a fama de beber muito, não é novidade. Eles colecionam, inclusive, o título de vice-campeão mundial, consumindo 158 litros por pessoa anualmente.
Mas a boa notícia esta em reutilizar o resíduo desta paixão. Moradores do municipio de Magdburg, na Alemanha, utilizaram garrafas de cerveja para criar uma biblioteca pública. A iniciativa surgiu dos moradores da cidade. A Open Air Library foi construída com mil caixas de cerveja. O ambiente público incentiva o hábito da leitura entre os moradores e ajuda na diminuição de lixo espalhado pelo município.
Para construir a estrutura da biblioteca, as embalagens foram doadas por uma empresa da região e a comunidade entrou com a mão de obra. O escritório de design Karo fez o acabamento do espaço, reutilizando partes da fachada de um armazém abandonado da cidade.
O acervo de 2 mil livros da biblioteca também foi doado pelos moradores, que fazem uma ronda para vigiar e conservar a biblioteca, que fica aberta 24 horas. Até agora, todos os livros foram devolvidos, e a população se orgulha disso.

Mas essa iniciativa não é a primeira ação realizada com a ajuda de cervejas. Na Tailândia, monges da província de Sisaket, cidade próxima a Bangkok, construíram um templo budista com as próprias mãos. Para eles, a espera foi um pouco maior. Sem a ajuda de doações, os budistas esperaram por 27 anos até conseguirem juntar as centenas necessárias para começar a construir o santuário.
Os religiosos usaram um milhão de garrafas para montar todo o seu templo. Foi esse número extraordinário que levou os turistas a nomearem o templo de Wat Pa Maha Chedi Kaew, também conhecido como ‘Templo de Um Milhão de Garrafas”, que hoje já virou ponto turístico. Atualmente o templo conta com um crematório, salas de oração e até acomodações para os monges.
Em tempo, o Brasil é o quarto maior consumidor de cerveja do mundo. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja,  são 47 litros consumidos por pessoa durante um ano. Que tal usar esse consumo para um bem público?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!